quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Imersão Fotográfica Paris-Champagne edição 2012

Não há sombra de dúvida: a 1ª edição do workshop Imersão Fotográfica Paris-Champagne agradou a todos os que puderam juntar-se a nós na França na semana de 2 a 9 de setembro.

Semana de encontros, de trabalho criativo e de excelente intercâmbio que começou com uma visita exclusiva à Maison Européenne de la Photographie, guiada pelo seu diretor e fundador, Jean-Luc Monterosso, em plena montagem das exposições que seriam inauguradas no dia seguinte. 


Maison Européenne de la Photographie. Foto: José Lins
Maison Européenne de la Photographie. Foto: José Lins



Uma visita enriquecida pela presença de dois nomes importantes da fotografia francesa, o impressor e fotógrafo natural de Hong-Kong Choi e o editor de fotografia Claude Nori, fundador da editora Contrejour e da emblemática revista Cahiers de la Photographie.


Claude Nori. Foto: Fernando Pires
Choi. Foto: José Lins



A semana de trabalho, constituída de sessões fotográficas livres realizadas no Jardim de Luxemburgo e na região que vai do Museu do Louvre aos Champs-Elysées, foi  pontuada pela orientação cotidiana de Milton Guran e pelo acompanhamento de Cristianne Rodrigues, e de visitas a exposições, entre elas a entrega do 10° prêmio União Latina Martin Chambi de Fotografia, este ano outorgado ao brasileiro Marcelo Buainain na Galeria Vu, em Paris.



Encerrada a semana de trabalho, o grupo partiu para a região de Champagne, com escala no castelo de Vaux le Vicomte, situado a 50 km a sudeste de Paris e construído no século XVII por Nicolas Fouquet, superintendente de finanças do rei Louis XIV. Uma proeza arquitetônica e decorativa que mais tarde servirá de modelo para a construção do Palácio de Versalhes e, dizem, terá suscitado a inveja e a ira do rei.


Castelo de Vaux le Vicomte. Foto: José Lins



O fim de semana em Champagne foi rico pela troca de experiências e pela oportunidade que representou para cada um dos participantes de apresentar seu trabalho e de receber a crítica bienveillante, generosa, de dois grandes especialistas da fotografia contemporânea.

Workshop em Praslin. Foto: José Lins
Workshop em Praslin. Foto: José Lins

Isso em uma paisagem única, apaixonante, com direito a uma visita exclusiva a um grande produtor de champagne da região, a uma igreja que guarda tesouros da arte sacra do século XII e ao simpático museu do queijo, que detém uma das mais belas coleções de equipamentos do gênero, enriquecida por fotografias de época que ilustram o savoir-faire em torno dessa verdadeira instituição cultural francesa que constituem os queijos.

Degustação de champagne na Maison Morize. Foto: José Lins

Enfim, uma semana cheia de emoções, coroada com um recital de música lírica com o tenor inglês Simon Edwards acompanhado pelo pianista Simon Lebens, apresentando melodias inglesas e francesas, seguido de um autêntico jantar francês a luz de velas. E mais e mais discussões em torno da fotografia.

...E aquela foto para a posteridade!

Foto: Cristianne Rodrigues

Galeria

Celso Brandão 







Juliana Ferro Costa                        







Rogério Faissal 







José Lins 







Fernando Pires






Ana Quintella                   





Ana Stewart                     





Bruno Veiga






            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.